quinta-feira, 23 de agosto de 2012

“Fio de Cabelo rompeu barreiras e preconceitos”, diz Xororó


Na série Hits do Sertanejo, Chitãozinho e Xororó contam a história da música que os projetou como artistas nacionais.



E hoje o que encontrei me deixou mais triste
Um pedacinho dela que existe
Um fio de cabelo no meu paletó
Lembrei de tudo entre nós
Do amor vivido
Aquele fio de cabelo comprido
Já esteve grudado em nosso suor


Com aquele ar de saudade, quem não se lembra dessas palavras nas vozes da dupla Chitãozinho & Xororó? Criada no início dos anos 80, pelo compositor Darcy Rossi, Fio de cabelo representa não só a abertura de portas para a carreira da dupla como também um marco no universo sertanejo, por tudo o que aconteceu depois do seu lançamento.
Conheça hoje a história dessa música tão marcante e conhecida por amantes da música sertaneja e até por quem não se liga tanto neste estilo musical.
Como surgiu a ideia da música e a aproximação com o compositor?
Xororó: Como Fio de Cabelo é uma música consagrada, um marco na nossa carreira, muitas pessoas pensam que é uma composição nossa, o que não é verdade. A ideia foi do autor, Darcy Rossi, e a história realmente aconteceu. Ele, o Darcy, era um executivo que andava engravatado e nos contou que estava andando na rua quando viu seu próprio fio de cabelo no paletó. Daí surgiu a ideia e a inspiração para escrever uma composição sobre um fio de cabelo da mulher amada.

É legal lembrar que a música chegou às nossas mãos pelo
Zé Homero
, nosso produtor na época, e nós gostamos bastante dela logo no primeiro contato. A partir daí, trabalhamos os arranjos e a harmonia.





Quando a canção virou hit?
Chitãozinho: Para a música ser gravada, depois do nosso primeiro contato com ela, não demorou muito. Isso porque o processo fluiu com muita naturalidade. A criação começou no início dos anos 80 e a gravação, que aconteceu em Copacabana, foi em 82. A música foi acontecendo nas nossas mãos. Ficamos, aproximadamente, 12 horas para deixá-la gravada e pronta. Virou hit no mesmo ano.

Esperavam que a música virasse hit?
Chitãozinho: Nós sabíamos que a música era linda e que, possivelmente, agradaria o nosso público. No entanto, não esperávamos que fosse um sucesso e que o disco atingisse 1,5 milhão de cópias vendidas, número que superou, e muito, as nossas expectativas. Pensávamos que outra música fosse estourar, por isso, foi uma emoção enorme, inexplicável.

Alguma curiosidade sobre a música?
Xororó: A música era comprida, tinha uma história muito mais longa e reduzimos na gravação. Depois de Fio de Cabelo o número de shows aumentou. A música rompeu barreiras e preconceitos, nos projetando como artistas nacionais. A partir desta música, que representou um marco no universo sertanejo, o gênero passou a ser tocado nas rádios FM, o que não acontecia antes. Com isso, conseguimos também espaço na te
levisão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário